Sobre a GRAS

Aspectos Ambientais

O projecto de Transformação da Agro-Pecuária Familiar de Angola, (MOSAP3), para assegurar a implementação dos subprojectos conforme os requisitos ambientais e sociais do Banco Mundial e a legislação  Angolana, estabelece acções de prevenção e mitigação dos impactos adversos de ordem socioecónimica e ambiental, sobre as  vidas das pessoas e comunidades. O Banco Mundial em compromisso com o Governo de Angola, definiram um conjunto de instrumentos ambientais e sociais, estabelecidos como directrizes  normativos e operacionais das actividades de implementação do projecto; para o efeito, a área Ambiental e Social, desenvolvem acções de controlo e fiscalização para os cumprimentos das referidas Normas Ambientais e Sociais do Banco Mundial e a Legislação Angolana, durante todo o ciclo de vigência do projecto, para a promoção do desenvolvimento sustentável.

 

De acordo com a análise preliminar das componentes do projecto, destacadas no QGAS, o MOSAP3 em termos de avaliação ambiental e social é classificado como um projecto com risco substancial, devido à capacidade de gerar um aumento na produção de resíduos, erosão e saturação do solo por excesso de água, contaminação do solo e dos recursos hídricos devido à produção de resíduos perigosos, riscos para a saúde e segurança dos trabalhadores e comunidades, riscos para a saúde humana, fauna e flora no manuseamento de pesticidas e incómodos relacionados com emissões atmosféricas.

Aspectos Sociais

Os aspectos Sociais protagonizam o envolvimento das partes interessadas e afectadas do projecto, por formas a garantir que as mesmas, estejam informadas sobre os principais problemas e descobertas de cada etapa do processo, recolher as preocupações e interesses expressos pelas diferentes Partes Interessadas e Afectadas (PIAs), apresentar os potenciais riscos e impactos identificados no Projecto.

Pode também obter contribuições/opiniões das partes interessadas no sentido de evitar/minimizar possíveis impactos negativos e maximizar os impactos positivos do projecto, apoiar o diálogo social e identificar desde o início as percepções e expectativas das partes interessadas, que possam contribuir para o planeamento de acções e comunicação efectiva de forma a minimizar os impactos do projecto, apresentar e divulgar o Mecanismo de Sugestão e Resolução de Reclamações (MSRR), com a finalidade de facilitar o processo de recolha de sugestões e reclamações, com vista a reparação de danos ou impactos adversos, sobre a saúde e segurança das comunidades, actividades económicas com renda familiar e não só, questões culturais, capazes de alterar o quotidiano social das comunidades,  indivíduos ou grupos  vulneráveis.

O MSRR, consubstanciliza-se em  assegurar uma melhor implementação dos requisitos ambientais, sociais, incluindo os relacionados com a gestão de riscos de Exploração, Abuso e Assédio sexual, no Projecto de Transformação da Agropecuária Familiar de Angola, MOSAP3, em linha de conta com as Normas Ambientais e Sociais(NAS) do Banco Mundial; resolver reclamações que possam surgir nas áreas de implementação do projecto e que afectam o bom desenvolvimento das actividades do projecto.

Aspectos de VBG / EAS-AS

No âmbito das Normas Ambientais e Sociais  aprovadas pelo Banco Mundial  no ano de 2021, foram analisados os possíveis riscos do projecto. Foi detectado um risco Substancial de Exploração e Abuso Sexual e Assédio Sexual (EAS/AS) segundo os valores (Rating) da ferramenta de medida do BM (GBV Risk Assessment) Desta forma, com intuito de Minimizar os riscos de violência baseada no género, abuso e exploração sexual, e assédio sexual (VBG/AES/AS) no âmbito da implementação do Projecto de Transformação Agropecuária de Angola, foi criado um plano de mitigação com os seguintes objectivos:

  • Sensibilizar as comunidades, as agências responsáveis pelo projecto, os trabalhadores contratados das empresas construtoras e consultores de supervisão, das AT, sobre os riscos e as medidas de prevenção à VBG/EAS/AS no marco do projecto.
  • Criar mecanismos seguros e confidenciais de denúncia e apoio para as possíveis vítimas de VBG/EAS/AS.

Solicitação de Propostas
(Processo de Concurso de Um Envelope)

País: Angola
Nome do Projecto: Projecto de Transformação da Agro-pecuária Familiar (MOSAP 3).
Contract Title: Aquisição de material e equipamento para o reforço da capacidade do Laboratório do
IIV da Huila para a produção de vacinas contra a Doença de Newcastle.
Empréstimo N.º: BIRD-9396 – AO
Nº. Refª. da SDP: 078/C1/G/MOSAP3/23

1. O Governo da República de Angola recebeu financiamento do Banco Mundial para custear o Projecto de
Transformação Agro-pecuária Familiar (MOSAP 3), e pretende aplicar parte dos fundos para pagamentos
ao abrigo do contrato para Aquisição de material e equipamento para o reforço da capacidade do
Laboratório do IIV da Huila para a produção de vacinas contra a Doença de Newcastle. Para este contrato,
o Mutuário processará os pagamentos utilizando o método de desembolso do Pagamento Directo, tal como
definido nas Directrizes de Desembolso para Financiamento de Projectos de Investimento do Banco
Mundial, excepto para os pagamentos cujo contrato prevê que sejam efectuados através de carta de crédito.

2. O Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) do Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF)
convida os Concorrentes elegíveis a apresentarem Propostas seladas para o fornecimento de Aquisição de
material e equipamento para o reforço da capacidade do Laboratório do IIV da Huila para a
produção de vacinas contra a Doença de Newcastle, conforme consta da tabela abaixo:

Nº/S Descrição Quantidade Local de Entrega Período de Entrega
1 Autoclave vertical, cap 80 L 2 Escritório sede do MOSAP 3, Luanda (Província) - Rua Amílcar Cabral No. 45, 1º Andar – Luanda, Angola Noventa (90) dias, contados a partir da data de assinatura do contrato.
2 Fluxo laminar para microbiologia 1 Escritório sede do MOSAP 3, Luanda (Província) - Rua Amílcar Cabral No. 45, 1º Andar – Luanda, Angola Noventa (90) dias, contados a partir da data de assinatura do contrato.
3 Centrífuga - Eppendorf 1 Escritório sede do MOSAP 3, Luanda (Província) - Rua Amílcar Cabral No. 45, 1º Andar – Luanda, Angola Noventa (90) dias, contados a partir da data de assinatura do contrato.
4 Incubadora digital de ovos de galinhas 3 Escritório sede do MOSAP 3, Luanda (Província) - Rua Amílcar Cabral No. 45, 1º Andar – Luanda, Angola Noventa (90) dias, contados a partir da data de assinatura do contrato.
5 Ovoscópios 1 Escritório sede do MOSAP 3, Luanda (Província) - Rua Amílcar Cabral No. 45, 1º Andar – Luanda, Angola Noventa (90) dias, contados a partir da data de assinatura do contrato.
6 Humificador, HB43-S moisture 1 Escritório sede do MOSAP 3, Luanda (Província) - Rua Amílcar Cabral No. 45, 1º Andar – Luanda, Angola Noventa (90) dias, contados a partir da data de assinatura do contrato.
7 Arca, -70⁰C cap 40 L 1 Escritório sede do MOSAP 3, Luanda (Província) - Rua Amílcar Cabral No. 45, 1º Andar – Luanda, Angola Noventa (90) dias, contados a partir da data de assinatura do contrato.
8 Centrífuga 1 Escritório sede do MOSAP 3, Luanda (Província) - Rua Amílcar Cabral No. 45, 1º Andar – Luanda, Angola Noventa (90) dias, contados a partir da data de assinatura do contrato.
9 Balança eletrónica 1 Escritório sede do MOSAP 3, Luanda (Província) - Rua Amílcar Cabral No. 45, 1º Andar – Luanda, Angola Noventa (90) dias, contados a partir da data de assinatura do contrato.
10 Balança comercial 1 Escritório sede do MOSAP 3, Luanda (Província) - Rua Amílcar Cabral No. 45, 1º Andar – Luanda, Angola Noventa (90) dias, contados a partir da data de assinatura do contrato.
11 Kit de necropsia para aves 2 Escritório sede do MOSAP 3, Luanda (Província) - Rua Amílcar Cabral No. 45, 1º Andar – Luanda, Angola Noventa (90) dias, contados a partir da data de assinatura do contrato.

3. O processo será conduzido através de Concurso Público Nacional, usando uma Solicitação de
Propostas (SDP), conforme especificado no “Regulamento de Aquisições para Mutuários de IPF”
do Banco Mundial [Ed. Novembro 2020 (“Regulamento de Aquisições”)], estando aberto a todos
os Concorrentes elegíveis conforme definido no Regulamento de Aquisições.

4. Os Concorrentes elegíveis interessados podem obter mais informações junto do Instituto de
Desenvolvimento Agrário (IDA), pelo e-mail: procurementexpr@gmail.com e solicitar o Documento de
Concurso durante o horário de expediente das 08:00 as 15:30 horas, no endereço abaixo indicado.
5. O Documento de Concurso em Português pode ser adquirido pelos Concorrentes interessados mediante a
apresentação de um pedido escrito no endereço abaixo indicado e mediante o pagamento de uma taxa não
reembolsável equivalente em AOA a USD 100,00 (cem dólares norte americanos). O método de pagamento
será por transferência bancária (Conta No.: 274958173 30 002; IBAN AO06 0006 0000 7498817330293)
ou cheque visado. O documento será enviado por correio electrónico, mediante a confirmação do
pagamento.
6. As propostas devem ser entregues no endereço abaixo em ou antes do dia 21 de Novembro de 2024, pelas
14:00 horas (hora de Luanda). A Apresentação de Propostas por via electrónica não será permitida.
Propostas tardias serão rejeitadas. As Propostas serão abertas publicamente na presença dos representantes
designados dos Concorrentes e de qualquer pessoa que decida participar, no endereço abaixo, no dia 21 de
Novembro de 2024.
7. Todas as Propostas devem ser acompanhadas por uma Declaração de Garantia da Proposta.
8. É requerida a atenção aos Regulamento das Aquisições que exigem o Mutuário a divulgar a propriedade
efectiva do proponente selecicionado, como parte do aviso de adjudicação do contrato, utilizando o
formulário de divulgação da propriedade efectiva, constante do Caderno de Encargos.
9. O endereço acima referido é:


Att.: Engº. Felismino Fernandes R. da Costa
Director do Projecto
Projecto de Transformação da Agropecuária Familiar (MOSAP 3)
Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA)
Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF)
Rua Amílcar Cabral No. 45, 1º Andar (Paralelo ao Elinga Teatro) – Ingombota, Luanda
Tel.: +244 923 633 496 ou +244 923 608 899
E-mail:procurementexpr@gmail.com