Namibe
Potencialidades da Província
A província do Namibe situa-se no litoral sul de Angola, sendo limitada ao norte pela província de Benguela, a leste pela província da Huíla , a oeste pelo oceano Atlântico, ao sul pelo rio Cunene e pela República da Namíbia.Capital : Namibe.
Área: 57 091 km²
População: 568 722 habitantes
Municípios: 5 – Namibe, Camacuio, Bibala, Virei, Tombwa
Clima: Tropical Seco (Desértico) Distâncias em Km a partir do Namibe: Luanda 1.234 – Lubango 225 Indicativo Telefone: 064
Namibe possui uma paisagem maioritariamente desértica, guarda segredos de rara beleza paisagística e natural, como a planta exótica Welwitschia Mirabilis.
A língua nacional mais falada é o português. Os grupos étnicos em maioria são os Nhaneca-Humbi e Herero.
Os bosquimanes (Khoisan) estão presentes em pequenas comunidades nesta região de Angola.
Os povos nativos da província do Namibe, como os Cuvalis, Himbas, Nyaneca Humbi e Kimbaris, continuam a preservar os seus traços culturais, através da música, dança, pintura, escultura, entre outros hábitos e costumes.
È na Província do Namibe onde se localiza o município de Bibala, uma das localidades de intervenção do Projecto MOSAP3.
Potencialidades económicas do municipio da Bibala
O Município da Bibala, dista a mais de 160 km, a Norte da cidade capital do Namibe, já foi no passado, o celeiro agrícola e pecuário da Província do Namibe.
Na Bibala produz-se abóbora, massango, massambala e bastante tomate.
Bibala tem cerca de 91 mil habitantes, e pratica-se a agricultura em toda a extensão da região com exceção na localidade de Caraculo onde vivem as comunidades khoisan e Kuisses, que gozam do forúm especial, que não pratica agricultura e nem a pecuária porque alimentam-se essencialmente da caça, de lagartos e de frutos silvestres.
O Município da Bibala é potencialmente agro-pecuário. O chefe de Departamento do IDA no Namíbe, Dr. Domingos Raimundo, reuniu com os técnicos do MOSAP3 destacados na Bibala, para traçarem o programa de trabalho nas comunas do município da Bibala.
Município da Bibala, Comuna da Quilemba Velha, validação de grupos e visita dos técnicos de supervisão das actividades do Projecto.