Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes
O MOSAP3 é o Projecto de Transformação da Agro-Pecuária Familiar de Angola, financiado pelo crédito do BIRD e gerido pelo Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF).
O objetivo do MOSAP3 é aumentar a produtividade e a resiliência climática, além de promover a comercialização para pequenos produtores agro-pecuários nas áreas selecionadas do projecto.
O MOSAP3 é estruturado em quatro componentes principais:
- Componente 1: Capacitação e Desenvolvimento Institucional
- Componente 2: Resiliência, Intensificação e Conexões com Mercado
- Componente 3: Gestão e Monitoria e Avaliação do Projecto
- Componente 4: Componente de Resposta a Emergências Contingentes (CERC)
A Componente 1 visa fortalecer as instituições envolvidas no desenvolvimento da agricultura e pecuária de pequenos produtores, com foco em organizações de pequenos agricultores, cooperativas, ONGs, agências governamentais, prestadores de serviços e o setor privado.
A subcomponente 1.1 visa fortalecer as habilidades técnicas, institucionais, gerenciais e de marketing dos pequenos agricultores por meio das Escolas de Campo (ECA) e fornecer apoio ao investimento para aumentar a produtividade dos beneficiários.
A Componente 2 visa aumentar a resiliência, intensificação da produção e estabelecer conexões de mercado para pequenos produtores agro-pecuários.
O projecto prevê beneficiar cerca de 200.000 pequenos agricultores, dos quais pelo menos 30% serão mulheres.
O projecto abrange 10 províncias de Angola: Huíla, Namibe, Cunene, Benguela, Cuanza-Sul, Cuando-Cubango, Moxico, Luanda, Lunda-Sul e Lunda-Norte.
A Subcomponente 2.1 tem como objectivo melhorar o acesso a tecnologias e práticas relacionadas com a Agricultura Inteligente para o Clima (AIC) e Agricultura Sensível à Nutrição (AIN).
A Componente 4 fornecerá resposta imediata a emergências elegíveis e será implementada conforme definido no manual operacional de Resposta a Emergências de Contingência (CERC).
Os principais indicadores incluem:
- Aumento percentual médio no rendimento das culturas dos pequenos agricultores por hectare.
- Número de pequenos agricultores organizados em ECAs que receberam vales eletrônicos.
- Número de pessoas com segurança alimentar e nutricional reforçadas (30% das quais são mulheres).
As províncias de arranque são Huíla, Namibe, Cunene, Benguela e Cuando-Cubango.
A Componente 3 inclui a gestão eficiente do projecto e a construção de um sistema de Monitoria e Avaliação (M&A) para informar sobre o progresso e as realizações do projecto, apoiar a tomada de decisões de gestão e correção de curso com dados e relatórios oportunos.
O projeto visa fortalecer a capacidade institucional do MINAGRIF através da Componente 1, Subcomponente 1.2, que foca em fornecer os serviços complementares necessários para os investimentos implementados.
O projecto intervém em várias províncias e municípios, incluindo Lunda Sul, Moxico, Namibe, Lunda Norte, Benguela, Cuando-Cubango, Cuanza Sul, Cunene, Huíla e Luanda, abrangendo diversas municipalidades dentro dessas províncias.