Huíla
A província da Huíla, tem um potencial agropecuário que a torna favorável para implementação do Projecto MOSAP3.
O Projecto de Transformação da Agropecuária Familiar de Angola – MOSAP3 elegeu a província da Huíla devido a vários factores que propiciam alavancar a economia nacional, apoiando a agricultura familiar. As suas terras férteis, o clima e a sua gente trabalhadora são alguns destes factores que atraíram o projecto para esta região do sul de Angola.
A província da Huíla conta com os perímetros irrigados da Matala (11 mil hectares), das Gangelas na Chibia (1.200 hectares) e da Humpata (1.450 hectares). A maior parte destes perímetros está subaproveitada.
A cerimónia de apresentação dos técnicos extensionistas do MOSAP3 teve lugar nas administrações municipais do Quipungo e da Chibia. Fizeram parte da mesma directores municipais, administradores comunais, autoridades tradicionais e membros de algumas cooperativas.
Após a apresentação, as autoridades administrativas locais, garantiram criar condições para os extensionistas.
Administrador Munícipal da Chibia Dr. Sérgio Cunha Velho recebe os técnicos do MOSAP3.
No municipio do Quipungo os sobas e a comunidade foram informados sobre os objectivos do MOSAP3 e aguardarem ansiosamente pela implementação do Projecto e os seus resultados.
Apresentação dos técnicos do MOSAP3 às autoridades tradicionais do Município do Quipungo
O Coordenador do Projecto MOSAP3, Francisco Alberto Gomes, lidera as equipas de monitoramento do processo de formação dos grupos de beneficiários e de validações de ECAs.
A equipa composta por especialistas da UIP, IDA e ISV, está a supervisionar a qualidade do trabalho levado a cabo no terreno pelos extensionistas nas diferentes localidades, para o arranque do Projecto na campanha agrícola 2024, nas províncias de Benguela, Huíla, Cunene, Namibe e Cuando-Cubango.