Menongue, 8 de Abril de 2025 – O Governador da Província do Cubango, José Martins, testemunhou a cerimónia de entrega de incentivos financeiros do MOSAP3 a mais de 2.000 pequenos agricultores dos municípios de Menongue e Caiundo.
Os beneficiários fazem parte das Escolas de Campo para Agricultores (ECAs) do MOSAP3, financiadas pelo Banco Mundial, em parceria com o Governo de Angola, com o objectivo de aumentar a produção, a produtividade e combater a fome e a pobreza.
Os pequenos produtores agro-pecuários receberam vales electrónicos (vouchers) para a aquisição de insumos agrícolas essenciais, como sementes, fertilizantes, equipamentos de rega, entre outros, capazes de dinamizar as actividades agrícolas e pecuárias na região.
A solução tecnológica, operacionalizada por meio do telemóvel, assegura transparência, confiança, eficiência, agilidade e acesso directo aos fornecedores de insumos.
O Governador José Martins destacou o impacto do projecto na sua província.
“Estes incentivos são um passo decisivo para o crescimento do sector agrícola no Cubango. Convocamos todos os beneficiários a investirem de forma inteligente, aumentando a produtividade e garantindo a sustentabilidade”, concluiu.
Após a cerimónia, o Governador, acompanhado pelo Director Provincial da Agricultura, pelo Coordenador Nacional do MOSAP3, Francisco Gomes, e por outras autoridades, visitou uma exposição de produtos agrícolas cultivados nas Escolas de Campo.
A mostra evidenciou os avanços na produção de cereais, hortícolas e na pecuária, comprovando o sucesso do MOSAP3 na melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais.